Sobre
O Digital Lab UFG é um laboratório da Graduação em Museologia da Universidade Federal de Goiás, 100% digital, com atuação no ensino, na pesquisa e inovação, na extensão universitária e na prestação de serviços e soluções digitais para museus e assemelhados. Desenvolve parcerias com instituições de memória e do patrimônio cultural, construindo projetos de maneira conjunta, desde o diagnóstico que evidencia problemas a serem resolvidos e/ou desafios a serem superados, passando pela realização de atividades laboratoriais envolvendo estudantes, profissionais e comunidade em geral, até a consolidação de projetos complexos que proporcionam melhoria e atualização dos museus ao tempo digital atual.
Inaugurado em 15 de maio de 2021, o Digital Lab UFG conta com uma equipe diversificada, que responde com profundidade e excelência aos problemas e desafios colocados pelas instituições parceiras. Em um mundo cada vez mais digital, e principalmente depois da pandemia da Covid-19 que impactou as atividades presenciais ao redor do mundo, o Digital Lab UFG preza pela experienciação, reflexão e instrumentalização técnica e tecnológica, para a busca de soluções digitais, ou até mesmo para negar o digital.
Contra uma hipotética e possível ditadura do digital, lançamos mão da diversidade de linguagens como mola propulsora de nossas ideias. Com uma equipe diversa de professores, pesquisadores, estudantes e técnicos, o Digital Lab UFG se posiciona na defesa da ciência e da educação pública que esteja relacionada com inovação e um certo grau de pensamento "fora da caixa".
No contexto da era das tecnologias digitais, a ontologia do museu se transforma, passando de espaços de arquivamento e salvaguarda, para adicionarem em seu conceito, a prática da experiência, do acesso e do compartilhamento de conteúdos dos mais diversos, com prioridade daqueles situados nos temas da memória social e do patrimônio cultural. Para a obtenção dos seus objetivos, o Digital Lab UFG lança mão de plataformas de atuação, que podem ser observados a seguir.
Formação em Graduação e Cursos de Especialização (Curta e longa duração)
O Digital Lab UFG participa de maneira ativa da formação de estudantes da Graduação em Museologia da Universidade Federal de Goiás, a partir, principalmente, da disciplina Comunicação Patrimonial IV - Projeto e Montagem de Exposições. No ano de 2021, os estudantes desta disciplina produziram duas diferentes exposições digitais: 1. Tour 360 da Exposição Lavras e Louvores do Museu Antropológico da UFG; 2. Tour 360 do Museu e da Cúpula do Planetário da UFG. Para conhecer essas exposições, acesse: https://museu.ufg.br/p/39722-lavras-e-louvores-em-360 ; e: https://planetario.ufg.br/p/39800-planetario-360
Como forma de disponibilizar uma formação de curta duração que pudesse ser acessível ao público em geral, com foco no corpo técnico dos museus do Estado de Goiás e do Brasil, foi realizada a série de lives Diálogos Digitais 2021, que contou com a participação de 13 painelistas, incluindo pesquisadoras de fora do Brasil. Para saber mais sobre essa série de lives, acesse: https://digitallab.ufg.br/p/38030-dialogos-digitais-2021-lives
A partir das exposições produzidas na Graduação em Museologia da UFG e por meio da série de lives Diálogos Digitais 2021, o Digital Lab UFG, em parceria com o Museu Antropológico da UFG, está formulando o Curso de Especialização EaD em Curadoria e Produção de Exposições Digitais, que será realizada em 2023 com a participação de professores da UFG, UFSC, UnB e UFPB. Todas essas atividades de formação têm por objetivo ampliar a atuação da universidade nos estudos digitais da Museologia, instrumentalizando os profissionais para a realidade atual das tecnologias digitais.
Serviços e Soluções Digitais
O Digital Lab UFG apresenta uma diversa carta de soluções para os museus ficarem sintonizados com a era das tecnologias digitais contemporâneas. Para tanto, realizamos:
- Produção de imagens panorâmicas (equiretangulares), que são modeladas em software especifico, gerando exposições em 360º (tour virtual).
- Digitalização de acervos físicos a partir de escaneamento 2d (bidimensional) e posterior documentação e apresentação dos mesmos, que são realizadas por meio de plataformas como o Tainacan.
- Escaneamento de obras de arte, artefatos e elementos têxteis em 3d (tridimensional).
- Criação de Digital Labs para museus e redes de museus.
- Organização de eventos digitais para o tempo amplo da memória social e do patrimônio cultural.
- Diagnóstico para a criação de museus vinculados ao poder público e privado.
Pesquisa e Inovação
Para encontrar as melhores e mais atuais soluções para os problemas e desafios encontrados nos museus e seus assemelhados, o Digital Lab UFG mantém o projeto de pesquisa Museus e as Tecnologias Digitais, que cumpre com a tarefa de observar casos ao redor do mundo que tenham sido eficientes e possam servir como bons exemplos a serem seguidos. Outrossim, o percurso da pesquisa, produz resultados laboratoriais que geram inovação para aplicação nos serviços e soluções digitais, na formação de curta e longa duração e na consolidação de ferramentas teóricas que possam sustentar e difundir os resultados acadêmicos.
Extensão Universitária
Nossas atividades de extensão universitária emergem da relação e articulação com instituições de memória social e patrimônio cultural, que apresentam suas demandas de divulgação, organização e extroversão de acervos, passíveis de execução por parte do Digital Lab UFG. Principalmente durante a pandemia de Covid-19, a necessidade de ações digitais na modalidade remota que mantivessem a comunidade em afastamento social, tornaram-se emergenciais para a sobrevivência das instituições e para a manutenção do diálogo cultural tão importante para a sociedade de um modo geral.
Com alguns dispositivos digitais em mãos e muita vontade de estabelecer parcerias a partir de integração e colaboração, o Digital Lab UFG propôs uma agenda de discussões e reflexões acadêmicas e científicas através das lives "Diálogos Digitais" com 13 palestrantes confirmados para o segundo semestre de 2021 e o IV Seminário Acervos Culturais em Rede, será realizado em novembro de 2022.