Manifesto
O Digital LAB nasce da urgência de ações museais que estejam amalgamados com as vibrações da era das tecnologias de informação e comunicação.
Entre dados, mídias e pessoas, o Digital LAB olha, pensa e interage nesse novo espaço antropológico que é o ciberespaço.
Pensar o digital de maneira efetiva, inclui, inclusive, o afastamento estratégico do digital. Para conhecer algo, precisamos pesquisar, e/ou experimentar.
Os museus, arquivos, centros de memória e informação e seus assemelhados, deixaram de ser espaços exclusivos de guarda e arquivamento para alcançarem outras funções como a experiência, o compartilhamento e o acesso.
O Digital LAB considera que as pessoas, os materiais, as máquinas, as mídias e os dados, são todos elementos que compõem o que é o museu hoje, e sua ontologia guarda complexidade e diversidade.
O Digital LAB se declara 100% digital, concentra seu método de organização e atuação na ideia de que estamos vivendo um momento que exige cada vez mais integração e colaboração para a construção de uma sociedade mais inclusiva e democrática em todas as suas possibilidades.