capa exposição jornal 4 poder 60 anos

Exposição "Jornal 4º Poder: 60 Anos" em 360º

São apresentadas 7 capas das 73 edições do Jornal 4º Poder que completa 60 anos em 2022

Apresentação

Em 2022, ano em que a Universidade Federal de Goiás completa os seus 62 anos e o jornal 4º PODER completa os seus 60 anos, apresentamos esta exposição que conta com 7 capas e 1 edição na íntegra deste veículo de comunicação que fez parte da criação da imprensa universitária nos primeiros anos da UFG.

Esta exposição só se realizou graças ao olhar visionário de Colemar Natal e Silva, que no período de sua atuação como reitor lançava ideias sobre a importância do jornal tema de nossa amostra: “A história da Universidade Federal de Goiás está toda nas páginas do 4º PODER. Fácil será o estudioso de amanhã refazer os caminhos percorridos e etapas vencidas através da crônica viva de uma época de realizações.”

Norteada pelas palavras do primeiro reitor da Universidade Federal de Goiás, professor Colemar Natal e Silva, esta exposição comemorativa dos 62 anos da UFG e dos 60 anos da criação da Imprensa Universitária propõe um mergulho na história de nossa instituição, a partir deste jornal que existiu durante os três primeiros anos de estruturação da universidade.

O jornal 4º PODER foi o primeiro veículo de comunicação da UFG. Editado pelo Departamento de Imprensa da UFG após a inauguração do maior parque gráfico da região Centro-Oeste em dezembro de 1962 à época, marcou a consolidação da Imprensa Universitária e contou com colaboradores notáveis como Bernardo Élis, Marietta Telles Machado, Gilberto Mendonça Teles, Horieste Gomes e Zoroastro Artiaga, até o seu fechamento definitivo em 1964.

Os pilares do jornal 4º PODER eram a liberdade de ideias e o debate. Suas páginas revelam a complexidade de um contexto sociopolítico específico de produção cultural tanto dentro quanto fora da UFG. Por essa razão, considera-se que o periódico tem “valor de preservação”, contendo elementos que se enquadram como patrimônio histórico, bibliográfico, artístico e cultural, e que revelam aspectos importantes da memória da UFG.

O projeto de digitalização do acervo foi contemplado pelo Edital de Letras Aldir Blanc - Concurso nº 13/2021 - SECULT-GOIÁS - Secretaria Especial de Cultura - Governo Federal. O acervo de onde foi realizado o recorte curatorial para a presente exposição, conta com 55 edições completas e 73 capas. A gestão do acervo incluiu a conservação (higienização, restauração e acondicionamento), a catalogação, a digitalização, a disponibilização ao público e a doação dos exemplares à UFG.

O Coletivo Koskatl, em parceria com a UFG e o Arquivo Histórico Estadual de Goiás, realizam esta exposição com o objetivo de resgatar a história dos três primeiros anos de estruturação da UFG para que à comunidade acadêmica e externa possam saber um pouco sobre o que aconteceu de mais importante nos primeiros anos de vida da instituição.


Goiânia, 12 de dezembro de 2022.
Curadores: Adriana Parada, Luana Cássia Miranda Ribeiro, Luisa Guimarães e Pablo Fabião Lisboa.

Fonte: Digital Lab UFG

Categorias: Notícias