Imagem de capa - tour 360 MUHM RS

MUHM RS 360º

Veja os 5 Tours 360º do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM-RS)

Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM-RS)

Exposição "Estigma e Isolamento: A hanseníase no Rio Grande do Sul"

A Hanseníase é uma doença infectocontagiosa, quase tão antiga quanto a história da humanidade. Também conhecida como Lepra ou Mal de Lázaro, ainda é marcada por estigmas que remontam a um imaginário tão antigo quanto a própria moléstia.  Através da sua contextualização histórica e das transformações nas estratégias adotadas no enfrentamento da enfermidade, ao longo do tempo, buscamos apresentar marcas que ela deixou em nossa sociedade. Um processo que acarretou na segregação de indivíduos, num período de isolamento compulsório, justificado por políticas de contenção. Apesar de hoje ela ter tratamento e cura, o estigma ainda faz parte do imaginário popular, dificultando o enfrentamento da doença. Neste sentido o Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul apresenta o tour virtual da exposição “Estigma e isolamento: A Hanseníase no Rio Grande do Sul”, retratando a história desta moléstia, educando para a saúde e, assim, colaborando com a desmistificação e com o fim do preconceito secular.

 

Exposição "Desafios da Medicina"

A Medicina tem uma longa história e, no decorrer do tempo, passou por uma série de transformações. Das mãos de leigos a profissionais qualificados: os Médicos; de antigas concepções muitas vezes impregnadas de imaginário e de sobrenatural, a concepções científicas; de técnicas rudimentares a sofisticados procedimentos. A Medicina, neste caminhar em busca de conhecimentos para devolver a saúde, combater as doenças, aliviar a dor, prolongar a vida e torná-la melhor, sempre esteve em uma fronteira entre o conhecido e o desconhecido. Ideias e procedimentos que hoje parecem banais nem sempre o foram. Para que o público possa conhecer mais o acervo e a temática do Museu e aprender um pouco sobre a história da medicina, disponibilizamos o Tour virtual  da exposição “Desafios da Medicina”.  

 

Exposição "Assistir, Educar e Vigiar: A Tuberculose em Porto Alegre"

Há registro da presença da Tuberculose ao longo da história, em todo o mundo. A enfermidade foi relacionada a diversos fatores, recebendo diferentes denominações - Tísica, Peste Branca ou Mal do Século - e, ainda hoje faz milhares de vítimas, mesmo após a descoberta da sua cura. Refletir sobre a enfermidade, as associações  e imaginário ligados  à ela, bem como as campanhas de combate à doença nos permite compreender quais as medidas adotadas e quem eram os agentes envolvidos na luta contra a doença, abordando acontecimentos do final do século XIX até hoje. A necessidade de discutir a questão da tuberculose é urgente, devido ao aumento do número de casos no Brasil, associado principalmente a outras doenças como a Aids. Neste sentido, o Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul apresenta o tour virtual da exposição “Assistir, Educar e Vigiar: A Tuberculose em Porto Alegre” - a fim de somar esforços na luta contra a doença e buscando a educação para a saúde.

 

Prédio da Beneficência Portuguesa em Porto Alegre, sede do MUHM-RS

A Sociedade Portuguesa de Beneficência de Porto Alegre, fundadora do Hospital Beneficência Portuguesa, completa 168 anos de existência em 2022. Esta instituição integra a história assistencial da capital gaúcha e está presente em diferentes momentos da vida de sua população.
O Hospital Beneficência Portuguesa, inaugurado em 1870, é a segunda instituição hospitalar mais antiga de Porto Alegre, após a Santa Casa de Misericórdia. Seu prédio histórico é ocupado atualmente pelo Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul, consolidando-se como um espaço da memória médica e da saúde do Estado. O Tour pelo Corredor da Memória do Hospital  busca apresentar uma parte desta história.

 

 

 

 

FICHA TÉCNICA

Curadoria das imagens digitais
Angela Pomatti
Nicholas Aguirre
Pablo Lisboa
Simone Correa

Produção das imagens 360º
Digital Lab UFG

 

Fonte: Digital Lab UFG

Categorias: Notícias