Alego 360º
A Alego - Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, no ano de 2022, inaugurou sua nova sede que pode ser visualizada aqui em 360º
Mesa Diretora
É o órgão diretivo colegiado da Alego, que responde pela direção e supervisão das atividades legislativas e administrativas. São membros da Mesa Diretora: o Presidente, o 1º e 2º secretários, bem como seus substitutos legais (1º, 2º e 3º vice-presidentes, e 3º e 4º secretários). Durante as sessões em Plenário, sentam-se à Mesa o Presidente (ao centro), o 1º e 2º secretários (à direita e à esquerda do Presidente, respectivamente). Atrás da Mesa Diretora, o espaço é reservado aos servidores que dão apoio às atividades legislativas em Plenário.
Tribuna
É o espaço, por excelência, da fala, do uso da palavra pelos parlamentares. É da Tribuna que são feitos os pronunciamentos durante o Pequeno Expediente, a discussão de matérias, bem como os encaminhamentos e declarações de voto. Uma vez inscrito e autorizado pela Mesa Diretora a subir à Tribuna, o deputado faz uso da palavra e tem o poder de concedê-la ou não a um colega, no chamado aparte. O Regimento Interno da Alego prevê situações em que o aparte não é admitido, a exemplo do encaminhamento de voto. O Plenário conta com duas Tribunas, uma em cada extremo da Mesa Diretora: convencionou-se o uso da Tribuna à direita dos assentos dos deputados por aqueles que compõem a base
governista, e da Tribuna à esquerda pelos demais.
Assentos parlamentares
As cadeiras reservadas aos deputados estão distribuídas em duas alas, divididas por um corredor central. Em frente aos assentos, no plano elevado, está a Mesa Diretora. Não há reserva de lugares, mas, assim como na Tribuna, convencionou-se o uso da ala da direita pelos parlamentares governistas, enquanto os demais ocupam a ala da esquerda. Os microfones dispostos no corredor central, entre as duas alas, são utilizados pelos deputados para a Apresentação de Matérias. Dos seus assentos, os parlamentares podem apartear o orador e levantar questões de ordem.
Apoio legislativo
Espaço reservado às equipes de comunicação, taquigrafia e tecnologia da informação da Alego, de onde se tem visão frontal dos assentos parlamentares e da Galeria.
Painéis eletrônicos
Suspensos, nas laterais da Mesa Diretora, cada um dos dois painéis serve à contagem do tempo de uso da Tribuna, à identificação do projeto de lei em discussão, registro e verificação
de quórum, e ao registro de voto dos deputados. No centro, um telão replica imagens da transmissão feita pela TV Alego e a contagem de tempo do cronômetro.
Cronômetro
Destinado a registrar a duração do uso da palavra na Tribuna, o cronômetro digital localizado à frente dos assentos parlamentares indica, em amarelo, a contagem regressiva do tempo de fala do deputado. Abaixo, em azul, é feito o registro regressivo do tempo de aparte, que é quando o parlamentar inscrito e autorizado pela Mesa Diretora a subir à Tribuna concede a palavra, momentaneamente, a um colega. As contagens de tempo no cronômetro são reproduzidas nos painéis eletrônicos.
Galeria
O espaço destinado aos cidadãos, para acompanhamento das sessões e discussões em Plenário, ocupa todo o piso superior. São mais de 200 lugares para acesso do público, incluindo cadeiras especiais e lugares reservados a deficientes físicos.
Assessoria parlamentar
Às equipes de assessoramento dos deputados são disponibilizados cerca de 100 lugares, dispostos atrás dos assentos parlamentares e com visão frontal da Mesa Diretora.
Imprensa
As equipes de jornalismo que visitam e realizam a cobertura do Legislativo goiano têm reservados dois espaços, adjacentes aos assentos destinados à assessoria parlamentar. Divididos pela Sala de Controle, os espaços têm 11 cadeiras cada.
Convidados
Lideranças políticas municipais e demais autoridades que visitam a Alego têm reservados 18 assentos localizados à esquerda da Mesa Diretora.
Sala de Controle
Conhecida como switcher, a sala de controle reúne os profissionais da TV Alego responsáveis pela transmissão ao vivo das sessões plenárias.
Novo Plenário da Alego em 360º (segunda captura de imagens):
Novo Plenário da Alego em 360º (primeira captura de imagens):
A antiga sede da Alego, situava-se à Alameda dos Buritis, no Setor Oeste. Foi inaugurada no dia 1º de março de 1962. À época, o parlamento goiano estava em sua quarta legislatura (1959-1963).
Na inauguração, o prédio recebeu o nome de Palácio dos Buritis. Posteriormente, por projeto de lei do então deputado Ary Valadão (eleito, depois, governador), a sede passou a se chamar Palácio Alfredo Nasser, em homenagem ao político goiano que, tendo iniciado sua vida política como deputado e posteriormente senador, tornou-se Ministro da Justiça durante o curto período em que o Brasil foi parlamentarista, no início da década de 1960.
Conheça o Antigo Prédio da Alego em 360º:
Source: Digital Lab
Categories: Notícias