Imagem de capa exposição Planetário UFG

Planetário UFG 360º

O Planetário da UFG conta com uma cúpula e um museu que podem ser visualizados através de imagens panorâmicas

É com imensa satisfação que apresentamos o projeto Planetário 360°, dentro da disciplina de Comunicação Patrimonial IV, no curso Bacharelado em Museologia em conjunto com o DigitalLab pertencente à Universidade Federal de Goiás (UFG) desde o ano de 2021. O projeto Planetário 360° consiste na montagem e apresentação da exposição virtual do Planetário Juan Bernadino Marques Barrio, localizado na Av. Contorno, Nº 900, Setor Central, Goiânia-Go. Idealizado e executado pelo pesquisador, professor Dr. Pablo Lisboa (UFG), juntamente com os discentes Alessandra Soares, Elismar Alves , Julia Teixeira, Marcos Silva, Pablo Guilherme, Marcelo Burjack, Saymon Weidner e Sylvia Souza. Visando a acessibilidade que a internet proporciona a você visitante, sinta-se à vontade para ter uma experiência agradável e saber mais sobre a instituição e os conhecimentos ali gerados.


A história do Planetário começou no séc. XXI, em meados da década de 70, através do Telúrio, equipamento pedido pelo professor José Ubiratan que lecionava na Geografia, uma matéria conhecida como cosmografia. O telúrio é um equipamento que simula a rotação da terra em torno do sol, referente ao modelo heliocêntrico. Aconteceu uma confusão com esse pedido, e o governo federal acabou presenteando a cidade de Goiânia com um Planetário modelo Zeiss Jena Spacemaster e um telescópio modelo Zeiss Cassegrain de 150 milímetros de diâmetro e distância focal de 2.225 milímetros.Diante do tamanho do equipamento, o então reitor, Prof. Farnesi Dias Maciel Neto, fez um acordo com a prefeitura para que fosse construído um local que sediasse o planetário.


O novo local foi construído no parque Mutirama, e sua inauguração ocorreu no dia 23 de outubro de 1970.A sessão inaugural foi conhecida Viagem ao Sistema Solar, e esta foi gravada por Edgar Montório na rádio universitária. Mas devido a problemas de infiltração e umidade no prédio escolhido, em 29 de agosto de 1972 o planetário foi desativado para evitar maiores problemas. Enquanto o prédio passou por reformas o equipamento que estava passando por degradação devido aos problemas de controle de umidade foi desmontado e enviado para conserto no Rio Grande do Sul.


O planetário foi reaberto em 30 de março de 1978, tendo como seu diretor o Prof. José Eduardo Albuquerque de Macedo Costa. No ano seguinte o Prof. José Ubiratan reassumiu o cargo de diretor. Durante os anos 80, houve um aumento excepcional de visitação do público, principalmente o público escolar. Nessa época, um fator que marcou a história do planetário foi a criação de cursos que cobravam apenas um valor simbólico pela inscrição para o público em geral. Na década de 90 houveram diversas mudanças que se iniciaram com uma nova alteração na diretoria. As novas modalidades dos cursos de extensão foram um outro marco inesquecível durante esta época. Em 2004 um fato muito relevante ocorreu, que foi a oposição do planeta Marte, que ocasionou uma vista de mais de 1480 pessoas numa única noite através do telescópio Celestron 8 em conjunto com a sessão denominada Viagem a Marte.


Os planetários como centros de ciência, são locais privilegiados para ações educativas. Dentro de temas que envolvem a observação do céu e de corpos celestes, é um deleite para o ensino científico e a construção de saberes astronômicos. A partir da visita virtual, pretendemos disponibilizar para todos os visitantes essa experiência única de observação celeste, no conforto de seu dispositivo digital, no local que melhor lhe convir. Para tanto, embarque conosco nessa jornada, e sinta-se à vontade!

 

Museu do Planetário UFG 360º

 

Cúpula do Planetário UFG 360º

 

Ficha Técnica

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS – Reitor da Universidade Federal de Goiás – Edward Madureira Brasil. Vice-reitora da Universidade Federal de Goiás – Sandramara Matias Chaves. Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD – Jaqueline Araujo Civardi. Pró-Reitoria de Pós-Graduação - PRPG – Laerte Guimarães Ferreira Júnior. Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação - PRPI – Jesiel Freitas Carvalho. Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PROEC – Lucilene Maria de Sousa. Pró-Reitoria de Administração e Finanças - PROAD – Robson Maia Geraldine. Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas - PRÓ-PESSOAS; Everton Wirbitzki da Silveira – Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis; PRAE – Maísa Miralva da Silva.

 

PLANETÁRIO DA UFG - Direção - Prof. Dr. Rafael Miloni Santucci (participação especial na produção de áudio para o tour 360ª da Cúpula do Planetário); Vice Direção - Gustavo Ramos Jordão; Professores - Prof. MsC. Manoel Alves Rodrigues Junior, Profª. Dra. Luciene da Silva Coelho, Prof. Dr. Paulo Henrique Azevedo Sobreira. Psicóloga (Bacharel) - Especialista em Psicodrama e Assistente em Administração - Leilane Rocha Vieira; Jornalista e Museóloga - Mestre em Divulgação Científica e Assistente em Administração - Michele Ferreira Martins; Recepcionista - Norma Dâmaso de Lima Ribeiro

 

BACHARELADO EM MUSEOLOGIA DA UFG - Coordenação do Curso de Museologia - Professora Dra Vera Wilhelm; Vice Coordenação - Professora Vânia Dolores; Responsável da Disciplina Comunicação Patrimonial IV - Projeto e Montagem de exposição - Professor: Dr. Pablo Fabião Lisboa. Alunos - Produção de Imagens: Alessandra, Elismar Alves de Jesus, Saymon Weider Sa Dores. Produção de Textos: Marcelo Burjack da Costa, Marcos Felipe Lopes Silva. Planejamento de Ação Educativa: Jullia Teixeira de Carvalho, Pablo Guilherme Miguel de Souza, Sylvia Renata Soares de Souza. Documentação com Tainacan: Elismar Alves de Jesus e Marcos Felipe Lopes Silva.
PERÍODO: de Outubro de 2021 até Outubro de 2022.

 

 

Fonte: Digital Lab

Categorie: Notícias