Capa Laboratórios Instituto de Física UFG

Tour 360º: Laboratórios do Instituto de Física da UFG

Laboratório de Biofotônica e Biofísica podem ser visualizados a partir de tours 360º

O presente projeto de extensão objetiva a colaboração mútua entre o Digital Lab UFG e o Instituto de Física (IF) da Universidade Federal de Goiás (UFG) no contexto das ações de promoção e divulgação da ciência e da educação, em geral, através das tecnologias digitais imersivas, realizando um registro que ao longo do tempo ganha potência memorial. Para isso, serão desenvolvidos modernos métodos técnicos e tecnológicos de captura de imagens em 360°, para sua posterior divulgação no âmbito educacional. O registro das imagens visam à divulgação e interação com a comunidade interna e externa.

A divulgação da ciência através das tecnologias digitais e do Digital Lab UFG são etapas fundamentais do acesso e compartilhamento de informações internas da Universidade Federal de Goiás. No último período, as Universidades Públicas Federais sofreram um processo de difamação, inclusive pelas autoridades constituídas, fruto de uma não comunicação entre universidades e público interno e externo. Com isso e na tentativa de diminuir os problemas de comunicação enfrentados hoje, o Digital Lab da UFG e o Instituto de Física (IF) da Universidade Federal de Goiás (UFG) se uniram para à elaboração e produção de ação de extensão que amplie o conhecimento sobre os laboratórios do Instituto de Física, através de um conteúdo imersivo. 

O Instituto de Física é uma das unidades acadêmicas da Universidade Federal de Goiás (UFG). O IF é responsável pelos cursos de graduação em Física nas modalidades de bacharelado e licenciatura, Física Médica, Engenharia Física e pelo Programa de Pós-Graduação em Física. Possui uma ampla estrutura física de laboratórios bem equipados, que estimula o engajamento nas atividades de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico.

Portanto, a parceria com o Digital Lab reforça a promoção e divulgação das áreas de ensino, pesquisa e extensão, bem como da infraestrutura disponível no Instituto de Física da UFG. Com a utilização de modernos recursos tecnológicos imersivos para levar a ciência de forma acessível à comunidade interna e externa. Assim, promovendo a difusão da ciência ao alcance de todos.

 

Tour 360º do Laboratório de Biofísica - Instituto de Física UFG:

 

Tour 360º do Laboratório de Biofotônica - Instituto de Física UFG:

 

 

FICHA TÉCNICA

Curadoria:
Tatiane Oliveira (IF UFG) e Pablo Lisboa (Digital Lab UFG)

Organização e produção:
Tatiane Oliveira (IF UFG) e Pablo Lisboa (Digital Lab UFG)

Captura de Imagens e modelagem panorâmica:
Digital Lab UFG

Diretor do Instituto de Física:
Prof. Dr. Lauro June Queiroz Maia 

Coordenador da XII Escola da Física:
Prof. Dr. Hugo José N P Dias Mello

Participações:
Prof. Dr. Emerson Nobuyuki Itikawa
Carolyne Valentin
Gisane Gasparotto

Período: 11 de agosto de 2021 até 11 de Agosto de 2022



 

Fonte: Digital LAB

Categorias: Notícias

URL relacionada: https://digitallab.ufg.br/p/39300-tour-360-laboratorios-do-instituto-de-fisica-da-ufg