Prof. Dalton Martins (UnB) participa da série de lives Diálogos Digitais 2021
Professor da UnB destacou a preservação do patrimônio cultural a partir do uso de tecnologias, e discutiu sobre como as pesquisas podem ser fontes de fortalecimento e propagação da cultura digital.
por Larissa Gabriele Silva Silveira
Neste dia 31 de julho de 2021, o professor da UnB e coordenador do Laboratório de Inteligência de Redes, Dalton Martins, concedeu palestra durante a 4ª edição da série de lives Diálogos Digitais 2021, organizado pelo Digital Lab UFG. Dalton abordou o tema "Objetos Digitais e Possibilidades de Pesquisa e Desenvolvimento em Cultura Digital", onde destacou a importância da preservação do patrimônio cultural e a sua relação com os objetos, memórias e identidades sociais.
Ao lembrar do recente incidente na Cinemateca Brasileira em São Paulo, Dalton ressaltou alguns aspectos sobre os objetos culturais, pensando nas possibilidades de pesquisa a partir da sua preservação. Além da base de dados, as pesquisas de objetos digitais se estendem aos aspectos relacionados a cultura e as relações sociais, e guarda particular relação com "bibliotecas, arquivos e museus, que surgem para desenvolver estratégias de gestão dos objetos culturais", destacou Dalton.
Objetos Digitais
Durante a palestra, o professor Dalton Martins contextualizou o surgimento dos objetos digitais e levantou a necessidade de olhar para esses objetos a partir da presença de um conjunto de camadas de informação, que segundo ele, envolvem qualquer objeto desta natureza. Ressaltou também que o desenvolvimento passa pelo entendimento de como a sociedade vê e desfruta destes objetos, quais relações acontecem do ponto de vista da memória, e como a utilização destes objetos, através da remixagem, cria novos produtos e serviços.
Ao observar as mudanças sociais constantes, Dalton lembrou que "o carro se digitaliza ao se criar o Uber. A carta se digitaliza ao se criar o e-mail. As atividades humanas vão se digitalizando e se transformando em objetos digitais", destacou.
Apresentando as vantagens da digitalização, Dalton concebeu as suas principais características: "o objeto digital é editável, distribuído, interativo, aberto e transfigurável", e, ainda, "o objeto digital não é apenas um arquivo digitalizado, e sim um arranjo em camadas de informações em rede, que pode ser estruturado no sentido de monetização ou socialização da informação", finalizou.
Diálogos Digitais 2021
É a série de lives organizada pelo Digital Lab UFG e que vai até dezembro de 2021.
Acompanhe todas as lives: https://digitallab.ufg.br/p/38030-dialogos-digitais-2021-lives
Fonte: Digital LAB
Categorie: news