Circo 360º gravados na Escola Basileu França em Goiânia

Circo 360º (vídeos panorâmicos)

Visualize os vídeos em 360º experimentais que foram gravados na Escola do Futuro do Estado de Goiás em Artes Basileu França em Goiânia

O Projeto Circo 360º é fruto de uma colaboração mútua entre o Digital Lag UFG, o Projeto Circo Cerrado e o Circo Basileu França, no contexto das performances circenses e das tecnologias digitais e suas ferramentas de registro.

A partir da experimentação laboratorial, o projeto “Circo 360º” objetiva a divulgação, a reflexão e a prática circense através do uso de câmera que proporciona a captura de imagens e vídeos de forma panorâmica. O registro de todas as direções e sentidos ao mesmo tempo se coloca como um desafio para o domínio da arte do circo, o que pode apontar ajustes narrativos que visam jogar luz à relação entre arte e público, retomando em partes a essência do próprio picadeiro.

Considerando o momento pandêmico em que vivemos na atualidade, iniciado em março de 2020 no Brasil, decorrente da proliferação do novo coronavírus, as atividades culturais, que não entram nos decretos vigentes como atividades essenciais, têm tido que se reinventar na continuação de suas produções e disponibilização do acesso por parte da sociedade. Desta forma, considerando as limitações e possibilidades de ressignificação e produção das artes circenses, as ferramentas digitais para a produção de vídeos que divulguem os trabalhos artísticos têm se mostrado de extrema relevância. Logo, a experimentação de atividades circenses adaptadas aos dispositivos tecnológicos são um desafio prático e teórico que nos leva a produzir, de maneira laboratorial, fragmentos em 360º de performances circenses de artistas locais a partir da parceria entre o Digital Lab, Projeto Circo Cerrado e o Circo Basileu França.

A Escola do Futuro do Estado de Goiás em Artes Basileu França, fundada em 1967 como Escola de Artes Veiga Valle, se constituindo na primeira escola pública destinada ao ensino das artes no estado de Goiás. Em 2003 o Circo passou a constituir o projeto pedagógico da instituição e desde então vem ampliando as possibilidades formativas, artísticas e profissionais no âmbito circense. Atualmente, além dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), a Escola do Futuro Basileu França é a segunda do Brasil a oferecer um curso de Habilitação Técnica em Artes Circenses.

O Circo Basileu França também possui em seu quadro o Corpo Circense que consiste em um curso de Qualificação Técnica destinado ao treinamento de jovens circenses por meio da experiência em prática de montagens de números e espetáculos, treinamento técnico e conhecimento de repertório das modalidades circenses, composto atualmente por 6 artistas os quais fazem parte das montagens produzidas até o momento pelo Projeto Circo 360º.

 

Experimento nº 01 do Projeto Circo 360º:

 

Experimento nº 02 do Projeto Circo 360º:

 


FICHA TÉCNICA

Produção, roteirização, direção e captação de imagens: 
Marilia Teodoro de Leles (Nina Leles) - Projeto Circo Cerrado
Rodrigo Mallet Duprat - Circo Basileu França
Pablo Fabião Lisboa - Digital Lab

Artistas:
Corpo Circense do Circo Basileu França (Escola do Futuro do Estado de Goiás em Artes Basileu França)
Luie Araujo Wanderlei (Duo Acrobático)
Hoswel Joswal Jose Gregorio Garces Garcia (Duo Acrobático)
Juan Manuel Lopez Perea (Malabarismo)
Oscar Oswaldo Salcedo Faria (Parada de Mãos)
Alejandra Martinez Arango (Tecido)
Luis Ricardo dos Reis Pinto (Trapézio)

 

Fonte: Digital LAB

Categorias: Notícias